O que é Knossos

O que é Knossos

Knossos é um sítio arqueológico localizado na ilha de Creta, na Grécia, que remonta à Idade do Bronze. É considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos da civilização minoica, que floresceu na região entre 3000 a.C. e 1100 a.C.

História de Knossos

A história de Knossos remonta a cerca de 7000 a.C., quando a região começou a ser habitada por povos neolíticos. No entanto, foi durante o período minoico, entre 2000 a.C. e 1400 a.C., que a cidade atingiu o auge de sua prosperidade e influência.

Arquitetura de Knossos

A arquitetura de Knossos é marcada por seus palácios elaborados, como o Palácio de Cnossos, que era o centro político, religioso e econômico da civilização minoica. Os palácios eram construídos com pedra e tinham vários andares, salas decoradas com afrescos coloridos e complexos sistemas de drenagem.

Arte e Cultura em Knossos

A arte e a cultura em Knossos eram muito desenvolvidas, com destaque para os afrescos encontrados nos palácios, que retratavam cenas do cotidiano, rituais religiosos e figuras mitológicas. Além disso, foram encontradas esculturas em marfim, cerâmicas decoradas e joias elaboradas.

Religião em Knossos

A religião desempenhava um papel central na vida em Knossos, com evidências de cultos e rituais realizados nos palácios e em santuários ao ar livre. Os minoicos adoravam uma variedade de deuses e deusas, como a deusa serpente, a deusa mãe e o deus touro.

Economia de Knossos

A economia de Knossos era baseada principalmente na agricultura, com destaque para o cultivo de trigo, cevada, azeitonas e uvas. Além disso, a cidade era um importante centro comercial, com rotas marítimas que ligavam a ilha de Creta a outras regiões do Mediterrâneo.

Declínio de Knossos

O declínio de Knossos começou por volta de 1400 a.C., com a invasão dos micênicos, que destruíram grande parte da cidade. Posteriormente, a região foi dominada pelos gregos e, mais tarde, pelos romanos, até que a cidade foi abandonada por completo por volta do século IV d.C.

Descoberta e Escavações em Knossos

Knossos foi redescoberto no final do século XIX pelo arqueólogo britânico Arthur Evans, que liderou escavações extensas no local. As escavações revelaram os palácios minoicos, os afrescos coloridos, os artefatos e os sistemas de drenagem, proporcionando insights valiosos sobre a civilização minoica.

Legado de Knossos

O legado de Knossos é imenso, pois a cidade é considerada um dos berços da civilização europeia. Seu impacto na arte, na arquitetura, na religião e na cultura ainda é sentido até os dias de hoje, sendo um importante marco na história da humanidade.